Diretrizes para autores


Os trabalhos científicos, em suas diferentes modalidades, deverão ser escritos em português, inglês ou espanhol, atendendo ao ordenamento a seguir:

I) Título

II) Resumo (em Português)

III) Palavras-chave

IV) Título na língua estrangeira escolhida pelo articulista 

V) Abstract (ou Resumen) 

VI) Keywords 

VII) Introdução (não devendo ser numerada)

VIII) Desenvolvimento (dividido em itens numerados) - não precisa necessariamente ter essa nomenclatura, podendo ter os tópicos nomeados de acordo com o autor

IX) Considerações Finais (não devendo ser numerada)

X) Referências (não numerada e em ordem alfabética) 


MODELO EM DOC (clique aqui).

O título do trabalho científico deve estar em português, inglês ou espanhol (título em língua estrangeira é opcional), centralizado na página, com letra maiúscula e em negrito;

Os subtítulos, quando existirem, devem ser concisos e vir claramente indicados com letras maiúsculas e destacados em negrito. Caso existam tópicos a serem trabalhados dentro dos subtítulos, os mesmos devem ser escritos com letras maiúsculas e grafados em itálico. (vide modelo em DOC)

O trabalho científico deve conter ‘Resumo’ em português e ‘Abstract’ em inglês ou 'Resumen' em Espanhol, ressaltando objetivos, metodologia e síntese das Considerações Finais. Fonte  "Garamond", corpo 12, espaçamento simples (1,0);

O trabalho científico deve indicar de três a cinco palavras-chave (e que devem seguir a língua escolhida para o resumo em língua estrangeira), refletindo as ideias elementares do texto e que possam auxiliar a pesquisa de terceiros interessados.


  • OUTRAS REGRAS DE FORMATAÇÃO

Os trabalhos científicos, tanto para a seção de Dossiês quando para a de Artigos Livres, devem conter, no mínimo, 10 (dez) laudas e no máximo 20 (vinte) laudas.

As resenhas de livros, artigos e filmes devem ter até 10 (dez) laudas e estarem fundamentadas em bibliografia científica recente (últimos dez anos).

Os trabalhos científicos devem ser digitados e submetidos a formato DOC, posição vertical, fonte "Garamond", corpo 12; alinhamento justificado (sem separação de sílabas, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm.

O parágrafo deve ter espaçamento posterior e anterior de 0 (zero) ponto. O recuo dos parágrafos devem ter 1,25cm.

Quando for necessária a utilização de siglas e abreviaturas, estas deverão ser introduzidas entre parênteses, logo após o emprego do referido termo na íntegra quando do seu primeiro aparecimento no texto. A partir da primeira menção o autor poderá utilizar somente a sigla ou abreviatura. As siglas e abreviaturas inseridas em tabelas ou ilustrações devem possuir definição nas suas respectivas legendas.


  • REFERÊNCIAS, CITAÇÕES E NOTAS (vide modelo em DOC)

No trabalho científico o item denominado "Referências", deve seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - NBR).

As citações bibliográficas devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520), adotando-se preferencialmente o sistema autor - data. (AUTOR, DATA, PÁGINA)

As notas não bibliográficas devem ser colocadas no rodapé, utilizando-se de fonte tamanho 10, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento do texto ao qual se refere a nota.

As citações textuais pequenas (de até três linhas) deverão ser inseridas no corpo do trabalho, entre aspas duplas. As citações textuais longas (com mais de três linhas) devem ser destacadas em parágrafo independente com recuo de 4cm da margem esquerda, com corpo 10, espaçamento simples, sem aspas.

Fotos/gravuras/figuras/gráficos/tabelas, ao serem apresentadas no corpo do texto deverão seguir o modelo ABNT - acima da imagem escrever "Figura 1/Tabela 1: TÍTULO" e abaixo da imagem escrever "FONTE: referência/elaboração própria"

  • SUBMISSÃO

Os trabalhos devem ser submetidos a uma revisão de linguagem, digitação e formatação;

A Coautoria é limitada até o máximo de 10 (dez) autores;

O trabalho científico deve ser submetido mediante prévio cadastro por um único Autor, denominado Autor Administrador. Os demais autores/coautores deverão realizar o cadastro pessoal, para fins de confecção exata da certificação após a publicação; (Vide modelo)

Após o processo de Revisão (na modalidade escolhida pelo Autor Administrador), O trabalho científico deverá ser Publicado com a devida identificação do(s) autor(es) através de sobrescrito (Ex.: Nome do Autor¹), em referência ao texto complementar, em nota de rodapé, constando ocupação/formação, nome/sigla da instituição a qual esteja ligado, cidade, estado e endereço eletrônico; (Vide modelo)

Os trabalhos científicos são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O conteúdo do trabalho assinado não reflete a opinião da Revista Teórico-Prático;

Os envios dos trabalhos serão considerados participações voluntárias e gratuitas dos autores, com os direitos autorais cedidos para a Revista Teórico-Prático;

Os autores devem preencher as condições de submissão especificadas nestas diretrizes;

Os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação de seus artigos através de e-mail;

As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes da revista, receberão os apontamentos para os devidos ajustes, devendo o(s) articulista(s) submeter(em) o arquivo corrigido à nova Revisão no prazo estipulado pelo Conselho Editorial.


  • CONDIÇÕES  PARA SUBMISSÃO

Com o intuito de abarcar os diversos níveis de formação e, assim, conceder possibilidades para maior disseminação do conhecimento científico, podem participar do processo de submissão da Revista Teórico-Prático graduandos, graduados, mestrandos, mestres e doutorandos. 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão pontuadas e encaminhadas aos autores para retificações.

Tendo o trabalho caráter de colaboração, o autor compromete-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista Teórico-Prático, que poderá explorá-la nas edições que fizer.

A Publicação poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Teórico Prático, responsável pela seleção dos trabalhos científicos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial;

Os Revisores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de sugerir o texto - quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.


  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e dados informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.    

Caso contenha alguma pendência no trabalho, o articulista será comunicado dos ajustes a serem realizados e tem direito a duas novas revisões. Excedendo a quantidade mínima de revisões e ainda constarem as pendências solicitadas, o articulista deverá adquirir nova revisão.

 

  • BIBLIOTECA

Para consultar documentos de apoio ao parecerista ou bibliografia de apoio ao autor-pesquisador, CLIQUE AQUI